Quais são os desafios do líder global?

Quais são os desafios do líder global?

Quais são os desafios do líder global?

É essencial ter domínio dos negócios nas diferentes geografias, estratégia para direcionar resultados e habilidade para lidar com várias linguagens

 

Por Beatriz Cabral, head global de Marketing de Performance e Comunicação do MDS Group

Em nossa vida profissional, estamos sempre encarando diferentes desafios. Todo dia. É isso que nos motiva e nos faz querer avançar em nosso propósito de carreira. O mundo global amplia exponencialmente as possibilidades e, ao mesmo tempo, nos impõe novos modelos de trabalho. Diante dessa perspectiva, e prestes a completar um ano de experiência profissional entre dois países, simultaneamente, compartilho lições aprendidas. E estou certa de que ainda há muitas por vir.

Hoje, um verdadeiro líder global vai além de se dividir entre múltiplas geografias: carrega a habilidade de atravessar as barreiras culturais materializadas em diferentes rotinas de trabalho, expectativas de prazo, formatos de entrega, ritmos de comunicação e até visões de mundo. Saber valorizar nacionalidades é apenas mais um aspecto da riqueza que a diversidade traz para o ambiente corporativo e, consequentemente, para os resultados de uma empresa. Mas, ao ser desafiada a estar fisicamente em dois países, foi fundamental para mim cumprir algumas etapas.

 A primeira delas foi ser capaz de ver além dos processos existentes para fazer o diagnóstico inicial. Ter olhar cuidadoso, escuta ativa e acolher a visão dos colegas ajuda a identificar os pontos fortes e as prioridades a serem melhoradas. Uma forma de fazer isso foi incentivar que as equipes dos diferentes países — e até das diferentes áreas — tivessem rotinas compartilhadas. Diálogo e trocas de experiências têm sido grandes aliados das soluções criativas.

Ao adotar um modelo mais colaborativo, as equipes mostraram-se mais engajadas e motivadas para a segunda etapa deste processo: o conhecimento mais profundo dos nossos clientes. A proximidade ajuda a trazer a perspectiva para os indivíduos. No marketing human to human, toda companhia é feita por pessoas e para pessoas. A conexão, em seus diversos sentidos, é fundamental.

Assim, a terceira etapa foi para trazer agilidade aos projetos e melhorar a experiência do cliente: aproveitamos o nível já alcançado de colaboração entre as equipes para mapear, mensurar e metrificar os projetos de Marketing desempenhados em ambos os mercados. Como resultado, consolidamos os primeiros relatórios integrados entre Brasil e Portugal. Baseados nos dados extraídos, esses compilados mensais têm nos ajudado a enxergar se as tarefas realizadas pelas equipes são complementares e caminham em direção à estratégia da empresa e ao objetivo comum: a satisfação dos clientes.

Vale dizer que a produção destes relatórios conta com ferramentas facilitadoras, tanto para o líder quanto para o time. Com a distância física, a transparência e a clareza tornam-se grandes ativos. A regra parece paradoxal: estar próximo, mesmo distante. Se no início da década de 2000 o e-mail era uma revolução, hoje, os aplicativos de mensagens e as plataformas em nuvem podem ser catalisadores de relacionamento.

A tecnologia como simplificadora das relações também permite que o líder global atue em várias frentes concomitantemente. Por chamadas de vídeo ou de áudio, é possível estar em reuniões e até dar pequenas orientações ou ter conversas individuais. Tudo isso pode ser encaixado na rotina diária e até entre viagens. Entretanto, embora esta facilidade de comunicação permita interações por meios remotos, o contato pessoal, o diálogo frequente e o olhar humano devem coexistir com as ferramentas.

Em meio a todos esses desafios, o líder global não pode esquecer de si mesmo: sua qualidade de vida está diretamente ligada à produtividade e ao bem-estar da área. Por isso, reservar algum tempo para exercícios físicos, leitura e diversão faz toda a diferença. No meu caso, a Yoga, a corrida e a convivência com amigos de mundos distantes do meu ajudam o processo criativo, a empatia e a busca por soluções para questões diárias. Um indivíduo feliz está mais propenso a inspirar e promover o melhor das pessoas ao seu redor.

Atuar em ambientes diferentes e com equipes diversas caracteriza o atual líder internacional. Mas, muito mais do que o rótulo “global” do título, é essencial ter domínio dos negócios nas diferentes geografias, estratégia para direcionar resultados e habilidade para lidar com várias linguagens. A chave para obter ganhos efetivos é manter sempre a confiança e a centralidade nas pessoas, criando um time com valor único a partir das suas diferenças.

 


Conteúdo publicado em:

  • Meio & Mensagem: https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2019/10/17/quais-sao-os-desafios-do-lider-global.html
  • Executive Digest: https://executivedigest.sapo.pt/os-ensinamentos-de-um-lider-global/