Por que as empresas devem investir em capacitação? Vantagens e opções de mercado

Por que as empresas devem investir em capacitação? Vantagens e opções de mercado

Por que as empresas devem investir em capacitação? Vantagens e opções de mercado

Adaptar-se à nova configuração do mercado de trabalho é uma tarefa cada vez mais desafiadora. Fatores trazidos pela modernização do ambientes corporativos – como transformação digital, mudanças nas normas trabalhistas, novas possibilidades de trabalho remoto, horários flexíveis e outros – têm exigido que os profissionais atuais dominem características e habilidades cada vez mais complexas e multidisciplinares. Em poucas palavras, enquanto funcionários devem ser cada vez mais ágeis, criativos, colaborativos e integrados, espera-se que os líderes sejam cada vez mais acessíveis, flexíveis, atentos, acolhedores, inspiradores, motivadores e muito mais.

Mas embora essas características sejam vistas como fórmulas para a melhora do clima organizacional e da produtividade, é provável que nem todos os funcionários sejam capazes de desenvolvê-las sem contar com o apoio da organização para ter acesso a processos de aprendizagem. E como trazer esse tipo de desenvolvimento para dentro do ambiente corporativo? Os treinamentos, coachings, workshops e programas de orientação executiva entram em ação justamente para atender a essa necessidade. “Geralmente oferecido pelas áreas de Recursos Humanos em parceria com consultorias especializadas, os treinamentos potencializam o que há de melhor em cada funcionário e os levam a descobrir outras aptidões dentro de si mesmos. Esse tipo de iniciativa quebra barreiras, transforma hábitos e auxilia os colaboradores a manterem-se estimulados, produtivos e aderentes às expectativas da organização”, explica o Superintendente de Gestão de Saúde e Placement  da MDS Brasil, Walter Cavichio

Especialista em Gestão de Benefícios, a MDS Brasil está atenta aos resultados comprovados que os treinamentos e capacitações entregam ao mercado. “A companhia enxergou nesses serviços uma forma de trazer completude ao portfólio de Benefícios Corporativos, aumentar a satisfação dos funcionários e a eficiência de departamentos estratégicos, como a área de Recursos Humanos. Por essa razão, a partir de agora, a nossa carteira passa a desfrutar de soluções ainda mais completas, técnica e operacionalmente”, descreve Cavichio. 

Quer conhecer as principais novidades? Confira:

Principais serviços:

Pesquisa de engajamento e benefícios: auxilia as empresas a medirem o nível de pertencimento dos colaboradores, possibilitando fazer manutenção nos aspectos de produtividade, retenção e orgulho de pertencer. A pesquisa também traz ao funcionário maior compreensão sobre sua contribuição para o negócio. No âmbito dos benefícios, é possível analisar o engajamento com os valores investidos, permitindo que a empresa direcione seu orçamento de forma mais eficaz e diminuindo desperdícios. 

Action learning: metodologia para resolução de problemas baseada em premissas como trabalho coletivo, intersecção entre áreas, mapeamento dos problemas, construção conjunta de soluções e desenvolvimento de habilidades de liderança.

Executive Coaching: processo que visa o desenvolvimento do profissional a partir do reconhecimento das competências (técnicas e comportamentais) esperadas pela empresa. Essa solução ajuda o executivo a identificar novas estratégias que impactam positivamente no dia a dia de trabalho em seus hábitos profissionais, melhorando sua produtividade.

Assessment: ferramenta que ajuda as empresas na hora de selecionar, recrutar e avaliar o desempenho dos colaboradores. Além de auxiliar os profissionais na descoberta de seus pontos fortes, o recurso facilita a identificação das áreas que necessitam de atenção para melhora de desempenho.

Mapeamento de competências: metodologia que assessora as empresas na preparação das equipes e contribui para que as atividades operacionais e estratégicas sejam desempenhadas com mais expertise. O método serve como base nas ações de treinamento e desenvolvimento e nas avaliações de desempenho desempenhadas em processos de Talent Review.

Talent Review: plataforma em que é possível ranquear e definir os talentos da empresa e possíveis pontos de desenvolvimento. Além de ser uma aliada para planos de desenvolvimento e feedbacks, esse produto é também um facilitador na hora de traçar planos de retenção e sucessão. 

#Experience: produto focado em preparar a equipe Sênior para uma futura transição de carreira. A solução permite que o processo de transição seja conduzido de forma humanizada para que cada profissional envolvido sinta-se valorizado por toda a contribuição oferecida à empresa durante sua trajetória. 

Treinamentos: customizáveis, os treinamentos são criados e aplicados de acordo com a realidade e a necessidade de cada organização. Organizados na metodologia 70/20/10, os materiais trazem conteúdos leves e didáticos que priorizam a vivência.

Cultura Organizacional: projeto que visa mapear os pontos cruciais da culturas da companhia para orientá-la em direção a uma coesão entre o que é comunicado e o que é praticado internamente.  

Que tal saber mais sobre os resultados e progressos que essas soluções podem agregar ao seu negócio? Fale conosco e não deixe de nos acompanhar no Facebook, LinkedIn e Instagram.