JUNHO VIOLETA: CERATOCONE

JUNHO VIOLETA: CERATOCONE

JUNHO VIOLETA: CERATOCONE

O Ceratocone é uma doença da córnea (uma camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular) que afeta sua estrutura. A córnea passa a ter um formato de cone, por isso o nome ceratocone, levando a formação de imagens distorcidas.

O ceratocone não tem uma causa bem definida. É provável que seja o resultado final de diversas condições clínicas. Já se sabe a associação com doenças hereditárias, alérgicas, sistêmicas e também pelo uso prolongado de lentes de contato.  Uma das principais causas está no hábito de coçar os olhos.

O diagnóstico baseia-se no quadro clínico e no exame minucioso da córnea, principalmente a topografia corneana que mostra imagens do formato exato da córnea.

A evolução do ceratocone geralmente é progressiva com aumento do astigmatismo, porém em determinados casos pode ocorrer uma estabilização.

O tratamento depende da gravidade da doença. Nos casos mais leves o uso de óculos pode ser o suficiente e nos casos moderados, lentes de contato são mais indicadas. Para os casos que não evoluem bem, pode ser necessário algum procedimento cirúrgico com a intenção de evitar o avanço do ceratocone. Um dos procedimentos realizados é a ceratoplastia, onde o formato da córnea é modificado. Nos casos mais avançados, indica-se o transplante de córnea.

Apesar das diversas modalidades de tratamento, prevenir ainda é o melhor remédio! Por isso, evite coçar os olhos e visite seu oftalmologista regularmente!

 

Fontes:

https://www.cremerj.org.br/informes/exibe/4315

http://debemcomavida.mdsinsure.com/

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/ceratocone/