Brokerslink Conference: tradição em debates e tendências que marcam a Gestão de Risco

Brokerslink Conference: tradição em debates e tendências que marcam a Gestão de Risco

Brokerslink Conference: tradição em debates e tendências que marcam a Gestão de Risco

Conheça detalhes da edição 2019, que celebra os 15 anos da Brokerslink, e relembre as discussões apresentadas nas versões anteriores

 

Transformação digital, internet das coisas, leis de proteção de dados, transposição de barreiras geográficas, constantes alterações no cenário político e econômico, mudanças nos hábitos dos consumidores. Esses são alguns dos fatores que permeiam o mundo contemporâneo. Do ponto de vista empresarial, quais os impactos de fatores como estes nos negócios, finanças, reputação e relacionamento com clientes? Quais os riscos que este contexto – em constante movimento – representa para as companhias?

As soluções de Gestão de Risco existem justamente para analisar, gerenciar e mitigar eventuais ameaças derivadas destes âmbito e capazes prejudicar empresas. Entretanto, manter-se atualizado em relação a regras, normas e práticas não deixa de ser um desafio inerente ao mundo globalizado. Logo, a Brokerslink Conference nasceu justamente para atender a estas e outras necessidades.

A conferência abraça a missão de unir os principais representantes do segmento de Gestão de Risco e áreas correlatas em uma mesma atmosfera de discussão. “A cada ano, o evento reúne um número maior de participantes, oriundos de várias partes do mundo, incluindo corretores de varejo, especializados em segmentos específicos e em resseguros, além de empresas de consultoria de risco e gerentes de risco. O objetivo do encontro é discutir tendências importantes, desafios e inovações que impactam a comunidade de seguros e o gerenciamento de riscos”, destaca José Manuel Dias da Fonseca, Chairman da organização, CEO do Grupo MDS e anfitrião do evento.

 

Overview da programação: Brokerslink 2019 Conference

Realizada na nova sede do Crédit Agricole d’Aquitaine, em Bordeaux, a edição 2019 do encontro marca o 15º aniversário da Brokerslink. A convenção se estende por três dias e espera receber mais de 330 profissionais vindos de cerca de 82 países. Reunidos, os participantes integraram debates sobre as mudanças ocasionadas pela indústria 4.0 e as adaptações necessárias para satisfazer as demandas dos consumidores que vivenciam este contexto. 

Na noite anterior ao início oficial da conferência, o coquetel oferecido pela Zurich na La Cité du Vin, um local destinado a exposições e seminários voltados à temática do vinho, deu início às trocas de informações entre os presentes. Ontem, após a solenidade de abertura e os updates da companhia terem sido conduzidos, respectivamente, pelo Presidente do evento, Grégory Allard, e por José Manuel, os principais assuntos abordados foram, em sua maioria, direcionados a parceiros e afiliados.

Entre as principais atividades do dia destaca-se a apresentação sobre o crescimento de Brokerslink através do continente africano, ministrada pelo gerente regional de África, Tiago Mora, e também o painel “The New North America”, apresentado pelo CEO da MDS Brasil e novo Americas Regional Manager, Ariel Couto. Neste, o executivo apresentou as perspectivas e desafios que tem em mente para o desenvolvimento da região. Na sequência, sid Garcia, Chairman da Trinity Insurance Brokers, dedicou-se a apresentar os três novos afiliados da rede na Asia-PAC, e o Regional Manager Europe, Christos Gavriel, introduziu os novos afiliados do continente. O dia se encerrou com o Risk Managers Forum, moderado pelo Risk Manager Pierre Sonigo e por Jorge Luzzi, Executive President da RCG. Por fim, os participantes foram encaminhados a um jantar de networking.

A sexta-feira trouxe abordagens mais abrangentes a todo o mercado de seguros e gestão de risco. Thomas Buberl, CEO mundial da AXA, aborda o tema “Como o seguro pode ajudar e preparar a sociedade para riscos globais?”; Michael Morrissey, presidente e CEO do International Insurance Society (IIS), fala sobre “Insurance 4.0”; e Lauren Bailey, Head Global de Entretenimento da Allianz, convida os presentes a refletirem sobre os riscos da indústria de Entretenimento por meio da provocação “O entretenimento é arriscado?”. 

A programação segue com o CEO da BGC Insurance Broker, Steven Hearn, e o Global Head of Business Development do Lloyd’s, Umron Ahmed, juntos no diálogo “London Calling”,  voltado ao mercado britânico. Na sequência, o dia reserva ainda uma mesa redonda com risk managers e o painel “Os desafios da longevidade e os impactos no seguro saúde”, conduzido por nomes como Humphrey Cuzner, da Allianz Care; Jean-Louis Etienne, doutor e cientista; e Maria Carmo-Fonseca, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa & President e do Instituto de Medicina Molecular (IMM). Finalmente, para o fechamento com chave de ouro, o tão esperado anúncio do país anfitrião da edição 2020 da conferência será realizado e, em seguida, brindado no famoso Gala Dinner do encontro.

 

Raio-X das edições anteriores 

Cada edição da Brokerslink Conference é extremamente alinhada aos acontecimentos mundiais que a permeiam. Não por acaso, a versão 2017, realizada em Marrakesh, trouxe à pauta assuntos como o impacto do Brexit no mercado internacional – temática que, à época, trouxe à tona questionamentos políticos, comerciais e socioeconômicos relevantes para as seguradoras. A importância das redes sociais também esteve entre os painéis, uma vez que tais plataformas já atuam como meios de informação, compra e venda. A preocupação com eventos extremos – tais como alterações climáticas, desastres naturais, conflitos entre estados, migração, cyber ataques e terrorismo – também foram apresentados como pontos de atenção sob o ponto de vista da Gestão de Risco. 

Em 2018, Hong Kong foi a cidade anfitriã e o palco de plenárias como “Oportunidades e desafios apresentados pela Iniciativa Belt and Road”; “A relação entre a China e a economia global”; “Iluminação para Macau” (após o Tufão que atingiu a cidade); “Blockchain”; “Indústria de luxo”, entre outros. 

Como esperado, esta edição está gerando insights e boas práticas que transcendem barreiras geográficas e devem passar a reger as decisões e os negócios futuros do mercado de risco. E por falar em negócios, o encontro traz consigo a proposta de funcionar como um hub de novas parcerias capazes de gerar produtos, serviços e soluções cada vez mais globalizadas aos clientes. Para saber mais e obter acesso a conteúdos exclusivos em primeira mão, continue acompanhando a MDS Brasil no Facebook, LinkedIn e Instagram e siga também as redes sociais e o blog da jornalista Denise Bueno, que viajou a nosso convite para cobrir o evento.