voltar

A SOLIDARIEDADE NÃO SAI DE MODA: DOE SANGUE E SALVE VIDAS

15.06.2020
Junho Vermelho 2020 MDS

A doação é um processo pelo qual o voluntário tem seu sangue coletado e armazenado em um banco de sangue ou hemocentro para uso posterior em transfusões. O ato é sinônimo de solidariedade e responsabilidade social e, com uma única doação, é possível salvar até quatro vidas!

A importância de doar

O sangue é insubstituível. Sem ele, é impossível viver. Por isso, uma das recomendações constantemente reforçadas pelo Ministério da Saúde é a importância de adotarmos uma cultura solidária de doação regular e espontânea. O maior objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos, e não apenas em datas específicas.


Quem pode doar sangue?

Homens e mulheres que atendam aos seguintes requisitos:

  • Estar em boas condições de saúde;

  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização de pais ou responsáveis);

  • Pesar, no mínimo, 50 kg;

  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato.


Quem não pode doar sangue

Há algumas situações temporárias ou definitivas que contraindicam a doação de sangue. Acesse o portal do Ministério da Saúde para conferir a relação completa de impedimentos.

 

Mas como doar durante a pandemia do novo coronavírus?

A pandemia do covid-19 traz insegurança aos voluntários, no entanto, mesmo durante este período, os hospitais continuam precisando de doadores para ajudar diferentes tipos de pacientes, como os portadores de doenças crônicas e até mesmo os internados que enfrenta complicações de quadros de coronavírus. Por essa razão, doar torna-se ainda mais importantes, e a fim de garantir a segurança dos voluntários, os hemocentros estão trabalhando com horários agendando o e  mantendo também os protocolos de prevenção recomendados pela OMS


Regras e orientações básicas para o momento

São considerados inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados de covid-19 no último mês. E aos que estão aptos,
o comparecimento aos hemocentros só é permitido mediante o uso de máscaras. Recomenda-se também que os voluntários evitem levar acompanhantes, higienizem as mãos ao entrarem no local e respeitem os limites entre as cadeiras e entre as pessoas dentro das unidades.

Importante: A Anvisa e o Ministério da Saúde atualizaram os critérios técnicos contidos na Nota Técnica 5/2020­ para triagem clínica dos candidatos à doação de sangue relacionados ao risco de infecção pelo novo coronavírus. Clique aqui para conferir a atualização na íntegra.

 
N
ão vamos deixar que o momento quebre esta corrente do bem! Faça parte do clube dos doadores de sangue e ajude a salvar vidas!


#MDSBrasil #DeBemComAVida #JunhoVermelho #Doacaodesangue #Saude #Health

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, você está consentindo o seu uso. Saiba mais

Compreendi