voltar

DO CAMPO PARA O MUNDO: A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA PARA O BRASIL

19.05.2020
Seguros Agro MDS

"Se o homem do campo não planta, a cidade não janta”. Esse é mais um provérbio popular repleto de verdade em cada palavra. Uma sociedade moderna não é capaz de se desenvolver, ou mesmo existir, sem suas estreitas relações com o campo e suas atividades rurais.

Segundo o último Censo Agropecuário (2017) realizado pelo IBGE, o Brasil contabilizou cerca de 5 milhões de estabelecimentos rurais, aumentando sua área em 5,8% em uma década. São cerca de 351,228 milhões de hectares voltados à agricultura e à pecuária, dedicando 41% de todo o território nacional às lavouras permanentes e temporárias, pastagens e às matas naturais e plantadas.

O campo é responsável pelo desenvolvimento e consumo de altas tecnologias de produção agrícola, maquinário, equipamentos, fertilizantes, agroquímicos e tantos outros recursos necessários para enfrentar seu maior desafio: prover o abastecimento necessário para alimentar uma população mundial de 7 bilhões de pessoas, expandindo suas atividades sem impactar negativamente o meio ambiente.


O campo brasileiro em números

Nessa imensa cadeia produtiva, em que 77% das atividades estão inseridas na agricultura familiar, há uma vastidão de culturas de frutas, vegetais, hortaliças, grão, fibras, carnes e outros insumos que compõem a mesa, as roupas, produtos de higiene, cosméticos, medicamentos e até os combustíveis que consumimos por aqui e exportamos para o mundo. 

Segundo cálculos da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) em conjunto com Escola de Estudos Agrários da USP (Esalq), o PIB do agronegócio nacional teve aumento de 3,8% em 2019 (comparado ao ano anterior) e, de acordo com o IBGE, foi o responsável por 21% do PIB total do país. 

Mesmo diante do baixo desempenho da economia brasileira como um todo, as exportações do setor somaram US$ 96,79 bilhões, segundo o relatório do Ministério da Agricultura. Os destaques positivos foram os embarques de carne bovina (+12,5%), suína (+16%) e de frango (+2,6%), sem falar na soja, que é o principal produto de exportação do agronegócio brasileiro.

Ainda segundo a CNA, o setor também é um grande gerador de renda e empregos para os brasileiros de todas as regiões da União: apenas durante o acumulado do primeiro semestre de 2019, o agronegócio gerou 75,3 mil postos de trabalho

Desenvolvimento e desafios do campo 

"O agronegócio precisa de máxima eficiência ao mesmo passo em que enfrenta riscos muito particulares ligados ao clima, pragas e também ao acesso às tecnologias disponíveis para proteção das colheitas de suas próprias condições de produtividade”, explica Caio Eduardo Carvalho, Diretor de Riscos Empresariais da MDS Brasil. 

Um mero exemplo deste delicado deste cenário está no ciclo das chuvas e sua necessária estabilidade para as boas safras das lavouras. Apenas cerca de 5% das plantações totais e 10% das plantações de grãos são irrigadas. É importante ressaltar que métodos de irrigação agrícola demandam estrutura, tecnologia, gestão e custos nem sempre viáveis para muitos produtores. 

Outro ponto que requer a atenção das atividades agrícolas é o uso incorreto ou excessivo dos agrotóxicos. Das 191 culturas de alimentos feitas no Brasil, 114 delas dependem de polinizadores como borboletas, vespas, morcegos, abelhas, entre outros. "Para preservar o equilíbrio natural, e, consequentemente, a capacidade das plantações, os agrodefensivos devem ser indicados com rigor técnico para que seus efeitos colaterais não prejudiquem  trabalhadores, fauna e flora local e nem as finanças das organizaçõe que atuam no setor”, ressalta Caio.

Entre tantas variáveis para os rendimentos dos empresários agropecuários e os empreendedores rurais, a MDS Brasil trabalha junto às melhores soluções do mercado de seguros para mitigar os riscos financeiros frequentes neste  setor. Entre elas estão:


Seguro Paramétrico

Para diminuir a volatilidade dos riscos relacionados às mudanças naturais, este tipo de seguro usa parâmetros que são elaborados após avaliação tecnológica do clima regional (chuvas, secas, ventos, radiação solar, temperatura, etc) que podem impactar as safras e na criação de gado, além de outros parâmetros de produção regional para desenvolvendo um valor índice. 

Este valor índice entra em ação para suprimir a receita perdida em decorrências das variações climáticas e fenômenos naturais que impactam diretamente o faturamento das safras, desde que as perdas estejam inicialmente estimadas nos riscos que compões os parâmetros previamente estabelecidos no seguro.


Seguro de Safra e Plantio

Esse tipo de apólice abrange múltiplos riscos para o segmento agrícola, assegurando resultados financeiros estimados nas lavouras em andamento e que podem ser prejudicados por eventos climáticos controláveis ou incontroláveis como secas, chuvas excessivas, geadas e até incêndios, por exemplo. As coberturas costumam abranger a alavancagem financeira para recuperação dos investimentos empregados na plantação e até despesas com replantio emergencial, dando ao agricultor uma maior estabilidade financeira frente situações de risco.


Seguro de Equipamentos e Maquinários

Nesta categoria estão as apólices destinadas a cobrir os prejuízos financeiros causados por danos ou perdas dos bens agrícolas e pecuários. As coberturas geralmente protegem o maquinário estacionário ou móvel de acidentes de causas externas como incêndios, danos elétricos, raios, explosões, furtos e roubos.

Essa categoria de proteção é importante não apenas para evitar que o investimento feitos nos equipamentos seja perdido. Algumas coberturas do Seguro de Equipamentos e Maquinários rurais incluem os prejuízos causado pela interrupção das operações (Lucros Cessantes) ou mesmo cláusulas especiais para assegurar os equipamentos e máquinas em processo de financiamento ou que foram cedidos como garantia de empréstimos para obtenção do crédito rural.

Essa são apenas algumas das soluções oferecidas pela MDS Brasil para proteger o trabalho no campo. Entre em contato com nosso time de especialistas e descubra de quais soluções o seu negócio agrícola ou pecuário podem contar para sua máxima proteção. Não deixe também de acompanhar nossas páginas no LinkedIn,Facebook,e Instagram e fique por dentro dos principais assuntos e novidades. 


#MDSBrasil #Seguros #Insurance #Corporate #Risks #Agricultura #Agriculture #Pecuaria #Livestock #Agribusiness #Seguranca

 


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, você está consentindo o seu uso. Saiba mais

Compreendi