voltar

DICA #7 | CULTURA AO SEU DISPOR

09.05.2020
Cultura MDS COVID

O isolamento social já dura quase há dois meses. No início deste período, era possível que escolher atividades para ocupar o tempo com certa facilidade, mas, atualmente, manter as distrações e o equilíbrio emocional tem sido mais difícil, afinal, não há limpezas que precisem ser feitas todos os dias ou passeios com o cão que durem o dia todo. 

Durante a semana, os trabalhadores em home office ocupam grande parte do dia com tarefas corporativas, por isso o maior problema pode ser, sem dúvida, os fins de semana. Dois dias inteiros sem sair de casa e sem boas  atividades de entretenimento podem ser frustrantes.

A cultura, no entanto, não está de quarentena. Aproveite este tempo livre para mergulhar em um livro, filme, série, ou até em um concerto. As várias as plataformas de streaming, como Netflix e HBO, são as opções mais populares, mas para quem procura opções mais alternativas, o Mubi oferece filmes cults, clássicos, independentes e premiados do mundo todo. O Spcine é dedicado a produções nacionais e o Philos é totalmente voltados aos amantes de documentários. 

A leitura pode também ocupar um lugar no seu dia a dia. Aproveite os serviços de entregas das livrarias para renovar o seu acervo físico ou adquira as opções digitais para serem lidas por meio de dispositivos como Kindle, Kobo ou Lev. Se preferir, recorra a plataformas de leitura online como Leya, Kindle Cloud Reader, Scribd, entre outras. Por fim, se não quiser investir, procure por opções gratuitas e legalmente permitidas, como Gutenberg, Open Library  e Ebooks Brasil, por exemplo.

Os espetáculos também merecem os holofotes. Atentos ao cenário atual, diversas casas de shows, teatros, orquestras e até museus têm criado formas de trazer partes de seus conteúdos ao conforto das residências. O Metropolitan Opera, por exemplo, tem transmitido apresentações da série premiada Live in HD em seu site. Já  a Philharmonie Berlin adicionou uma série inusitada à sua grade aos sábados: às 19h, episódios do The Berlin Phil Series in the Digital Concert Hall oferecem uma mistura de concertos de música ao vivo e gravações de obras orquestrais ligadas por um tema especial. Além disso, a casa disponibiliza também playlists semanais, exclusivas e gratuitas feitas com a curadoria do maestro e artistas convidados.

A Associação dos Produtores de Teatro do Rio (APTR) organiza a mostra online de teatro E-Cena, que teve início no dia 8 de maio e se encerra no dia 31. A iniciativa conta com vídeos e lives de atuações e entrevistas e tem como objetivo ampliar a arrecadação de doações destinadas a ajudar trabalhadores da área afetados pela quarentena. Em Lisboa, o Teatro Nacional D. Maria II traz mais de 20 espetáculos e leituras online para todas as idades durante o mês de maio. Finalmente, em São Paulo, como parte da programação #culturaemcasa, a São Paulo Cia. de Dança disponibilizou no Youtube uma releitura contemporânea do clássico "O Lago dos Cisnes", de Tchaikovski.

Para agradar os amantes de museus, a plataforma de artes e cultura do Google firmou parceria com 1.200 museus e arquivos a fim de mostrar suas exposições on-line. Entre as "galerias virtuais”, destacam-se peças do British Museum, Palácio de Versalhes, MoMA, Pinacoteca de São Paulo, MASP e muito mais. Seguindo esta mesma linha, o Museu do Louvre, que está igualmente fechado por tempo indeterminado, garante o reembolso automático de todos os ingressos adquiridos para esta temporada e, assim como a Uffizi Gallery e o National Museum Of Natural History,  disponibiliza tours online de algumas de suas partes. 

Por fim, e dentro das grandes tendências que vivemos hoje em dia, destacamos os podcasts. Disponíveis em diferentes plataformas, como Spotify, Itunes ou Google Podcasts, estas programações em áudio abrem espaço para ouvir debates, discussões, leituras e até audiobooks. 

Estas foram as nossas dicas para aproveitar tudo o que a cultura pode oferecer durante o isolamento. Para saber mais, siga-nos no Facebook, LinkedIn e Instagram e continue acompanhando a série de conteúdos que preparamos para ajudar você e sua família a superar este momento delicado com assistência e qualidade de vida. 


#MDSBrasil #DeBemComAVida #Care #Informacao #Saúde #Health #Coronavirus #COVID19 #Segurança #VivaComSaude #DicasMDS



Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, você está consentindo o seu uso. Saiba mais

Compreendi