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DICA #4 | MANTENHA O CONTATO SOCIAL

09.04.2020
Contato social MDS COVID-19

Seja bem-vindo a mais um conteúdo da nossa série de dicas!  

Você já sabe que manter boa alimentação, praticar exercícios físicos e procurar por informações e fontes de confiança são ações fundamentais para lidar com esse delicado período de surto viral de forma mais leve, consciente e saudável. Mas hoje viemos falar sobre um hábito social extremamente importante que deve ser mantido mesmo à distância: o contato.

Devido ao isolamento social recomendado como forma de conter a disseminação da pandemia, a interação física com quaisquer pessoas que não residem no mesmo ambiente estão suspensas. Entretanto, somos seres sociais e, por isso, dependemos de contato para se desenvolver, aprimorar as opiniões e o senso crítico e, acima de tudo, manter a saúde mental e dia.

Pesquisas realizadas em diferentes áreas da saúde, tais como psicologia e até mesmo geriatria, revelam que a convivência com terceiros é imprescindível para a criação de vínculos emocionais, além de aliviar o estresse, liberar "hormônios da felicidade” e afastar a depressão. Não por acaso, já desenvolvemos inúmeras maneiras – tecnológicas ou não – de encurtar distâncias e se fazer presentes no dia a dia de parentes, amigos, profissionais e colegas de trabalho.

Que tal conferir algumas dicas para superar a distância física e não perder o contato? Acompanhe abaixo:

Parta as para conversas online

Mais do que nunca, aplicativos e plataformas de conversas com texto, áudio e vídeo têm provado o seu valor. Aplicativos como Google Hangouts, FaceTime, Whatsapp, Skype, Messenger, Telegram, Discord e outros permitem bate-papos simultâneos e em grupos, e cumprem suas funcionalidades tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.



Convide os colegas para jogar

Além de conversar, que tal reservar um momento para jogos online entre amigos ou familiares? As lojas de aplicativos e sites já reúnem uma variedade de games clássicos e atuais que prometem animar o dia a dia e fortalecer vínculos. 


Pratique atividades físicas coletivas

Aqui juntamos o poder de duas dicas em um só tópico: exercícios e interação social. Atentas à nova fase indoor vivenciada pelos alunos, cada vez mais academias, escolas de dança, studios de yoga, pilates e meditação e até ginásios de lutas passaram a trazer suas classes para a web. Além dos alunos terem a chance de continuarem seus treinos, os não-alunos têm a possibilidade de tentar novos hobbies no conforto de suas casas e conhecer professores e alunos diferentes.


Telefonemas: não deixe este hábito em desuso:

Embora as ferramentas online dominem a cena nos dias atuais, é importante lembrar que nem todas as pessoas têm meios ou conhecimento suficientes para estarem conectadas. 

Em geral, os idosos são o grupo que mais tem dificuldades com plataformas digitais, mas esta não é uma razão para deixá-los à margem da comunicação. Ligue, converse e mate a saudade.


Aproxime-se dos distantes, mas não se afaste dos próximos 

As plataformas digitais têm o poder de encurtar distâncias, mas quando usada em excesso, tendem consumir o tempo de produtividade de seus usuários e, por vezes, afastá-los da realidade que os cerca. 

Você tem dado atenção a quem está ao seu lado durante este período de isolamento? Que tal enxergar este momento como uma oportunidade de valorizar as relações fisicamente próximas e reativá-las? Proponha almoços e jantares em conjunto, aproveite a companhia para ver filmes, série e programas e compartilhe demais brincadeiras e atividades lúdicas com aqueles que tornam  seu dia a dia menos solitário.


Chegamos ao fim de mais um compilado de dicas!  Agora que você já sabe o que fazer para não perder o contato em tempos de Coronavírus, que tal se aproximar da sua rede de apoio e e compartilhar momentos e experiências que contribuam para o bem-estar emocional e a superação conjunta deste período?

Quer saber mais? Então siga-nos no Facebook, LinkedIn e Instagramcontinue a acompanhar a nossa série


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