voltar

INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS E EMPRESAS DA ÁREA DA SAÚDE: CONHEÇA AS SOLUÇÕES EM RISCOS EMPRESARIAS QUE A MDS OFERECE

03.02.2020
INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS E EMPRESAS DA ÁREA DA SAÚDE: CONHEÇA AS SOLUÇÕES EM RISCOS EMPRESARIAS QUE A MDS OFERECE
Viver mais e melhor. É exatamente isso que as sociedades modernas buscam incessantemente, a fim de obter resultados positivos tanto na melhoria da qualidade de vida quanto no aumento de sua expectativa. Isto só é possível (e alcançável) graças a democratização das informações sobre cuidados e saúde e também pelo  empenho das pesquisas médicas e farmacêuticas.

Somente durante o ano de 2018, a indústria farmacêutica brasileira cresceu 11% e faturou R$ 90 bilhões, segundo dados divulgados pela Interfarma. A expectativa é que o setor chegue a 2023 com um faturamento de R$ 175 bilhões e ocupando o quinto lugar no ranking global, atualmente liderado pelos Estados Unidos. Entretanto, tanto esta indústria quanto seus segmentos precisam acompanhar tendências mundiais para que essas estimativas positivas se concretizem.

Segundo as tendências observadas pelo Boston Consulting Group, o crescimento do setor farmacêutico precisa de investimentos e desenvolvimento de novos produto e tecnologias, como  fármacos biológicos e medicamentos biossimilares. Ainda assim, é necessário acompanhar e aperfeiçoar produtos que já ocupam as prateleiras. Para se ter um panorama das necessidades brasileiros, de acordo com o ranking da Interfarma e números do IQVIA, os produtos mais vendidos no país são os relaxantes musculares, anticoagulantes, redutores de pressão arterial, analgésicos, anti-hipertensivos, antidiabéticos, suplementos vitamínicos protetores solares e analgésicos para cólicas menstruais. 

É importante ressaltar que, mesmo com números e projeções tão favoráveis para o crescimento da indústria farmacêutica como um todo, o seu desenvolvimento está atrelado a não apenas aos fatores econômicos e culturais, mas também às estratégias apuradas para atuar dentro das mais severas e rígidas normas de qualidade e segurança e de gestão de riscos para suas atividades científicas, empresariais e comerciais. E é exatamente este e outros pontos que a MDS está preparada para suprir e respaldar, por meio de produtos, serviços e soluções de Riscos Empresariais.


O cuidado com a empresa vai além do seguro

Diferente do que possa parecer, investir em soluções de proteção empresarial vai muito além da aquisição de uma apólice. Os passos para que uma empresa esteja verdadeiramente protegida começam antes mesmo da contratação de um seguro. "Como especialistas em Riscos Empresariais, o nosso papel se inicia logo no primeiro contato com o cliente: o ponto de partida é uma conversa aprofundada em que fazemos alguns questionamentos para entender suas verdadeiras expectativas e necessidades”, detalha Thiago Tristão, Vice-Presidente de Riscos Corporativos e Resseguro. "Nossos serviços são totalmente customizáveis e, por isso, são oferecidos somente após analisarmos os riscos que envolvem a atividade comercial do solicitante a as medidas que ele considera imprescindíveis para manter a sua atividade”, completa o executivo.


Conhecer as opções é fundamental

Como qualquer outra empresa, indústrias farmacêuticas e outros negócios do ramo da saúde, como laboratórios, centros médicos e etc, precisam oferecer segurança a seus líderes e funcionários, espaços físicos, sistemas, capital, mercadorias, armazéns e muitas outras esferas. E diante deste cenário, contar com uma empresa com medidas taylor-made pode ser o melhor caminho para equalizar cada um desses pontos em uma mesma gestão. Que tal conhecer as soluções da MDS para estes e outros segmentos industriais? Confira abaixo alguns dos principais:


  • Para pesquisa clínica:  Seguro Clinical Trials
Desenhado para amparar farmacêuticas e marcas que lidam com importantes e necessárias pesquisas clínicas e científicas em seres humanos, o Seguro Clinical Trials cobre eventuais danos físicos decorrentes do produto em teste. 

Para promover a pesquisa e o desenvolvimento com suas salvaguardas tão específicas e necessárias, o Seguro Clinical Trials cobre indenização aos participantes da pesquisa em caso de riscos adversos previstos (esperados) e imprevistos (inesperados), como danos corporais,  estéticos e morais que possam ocorrer até 3 anos após o término da experimentação clínica, incluindo custos judiciais da defesa do segurado.


  • Para estruturas e colaboradores: Seguro Patrimonial e Responsabilidade Civil
Quando se estabelece uma empresa, um dos primeiros passos é assegurar seus alicerces e instalações. Para este fim existe o Seguro Patrimonial, que cobre eventos como incêndios, danos elétricos, explosão, entre outras opções. Este seguro pode também contemplar coberturas adicionais como vendaval e granizo, impacto de veículos, despesas fixas e lucros cessantes, perda ou deterioração de bens e mercadorias, equipamentos eletrônicos, quebra de máquinas, desmoronamento, etc. E o melhor: cada companhia pode escolher a cobertura mais adequada ao seu negócio. 

A cobertura de Responsabilidade Civil não é menos importante, afinal, estende o cuidado a parceiros e prestadores de serviços que são fundamentais para o desenrolar do dia a dia na cadeia produtiva. A cláusula protege contra danos causados acidentalmente ou involuntariamente a terceiros ou a seus bens e pode ser adaptada a diversas atividades como a guarda de veículos, obras civis, montagem e instalação de equipamentos.
 

  • Para deslocamento de cargas: Seguro de Transporte
Disponível para operações nacionais e internacionais, este tipo de seguro cobre danos ocorridos a bens e mercadorias durante o transporte. "No caso deste mercado específico voltado à saúde, essa solução pode ser essencial para o carregamento de insumos e substâncias que compõem a fabricação de diversos produtos, procedimentos e medicamentos”, destaca Tristão. Vale ressaltar que esse seguro ampara tanto donos de cargas quanto transportadores, e pode conter coberturas de Responsabilidade Civil,  danos a carga por oscilação de temperatura e reparação ambiental, por exemplo.


Estas são algumas das soluções disponibilizadas pela MDS para ajudar a indústria farmacêutica e os demais ramos de atividades econômicas do País, dentro ou fora da área da saúde, a se manterem respaldados para continuarem no caminho do crescimento. Mas atenção: as opções não param por aqui! Quer conhecer outras alternativas que temos para assegurar o dia a dia de grandes companhias? Então, entre em contato conosco, e não deixe de curtir as nossas páginas no Facebook, LinkedIn e Instagram

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, você está consentindo o seu uso. Saiba mais

Compreendi