voltar

O PAPEL FUNDAMENTAL DA TI EM TEMPOS DE PANDEMIA

04.06.2020
Ações TI MDS

Em tempos difíceis, nos vemos diante da necessidade de inovar e nos adaptar aos cenários extremos, fora da zona de conforto. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas precisaram se reinventar: um levantamento realizado ainda no meio de março pela IT Mídia mostrou que 130 das 300 empresas entrevistadas já haviam aderido integralmente ao trabalho em home office, suspendendo também sua viagens nacionais e internacionais. 

Certamente, os que estavam tecnologicamente mais preparados largaram na frente durante as drásticas transformações impostas pelo isolamento social. A MDS Brasil, por exemplo, estava apta a lidar com essa nova conjuntura. Graças ao apoio de nossos especialistas, pudemos contar com processos 100% aderentes ao trabalho em home office. 

Toda a gestão das pessoas, processos, comunicação e dados corporativos feita remotamente precisa invariavelmente de ferramentas seguras e acessíveis aos colaboradores e clientes, além de consultoria de TI para garantir a estabilidade das operações durante trabalho remoto. Conheça as ações tomadas pela MDS para cuidar da segurança e eficiências das equipes e continuar protegendo seu mundo:



Comunicação

Em tempo recorde, aderimos à solução Conexão MDS, que consiste em um portal de repasse de conhecimento interno dos processos e normas. Assim, podemos continuar trabalhando com rígidos padrões de qualidade e prosseguir com a constante capacitação de nossos times, mesmo a distância.

Em Portugal, nossa matriz aderiu à solução do Correio Digital, que também acarretou a economia de papel. "Entre outros ganhos operacionais, reduzimos a emissão de CO2 na atmosfera e diminuímos ainda mais a nossa pegada de carbono”, explica João Rangel Vieira, que atua na Direção Geral de Operações e Sistemas de Informação. O especialista conta que a medida reitera a nossa preocupação com o meio ambiente. 

Uma boa comunicação é a melhor forma de evitar e solucionar eventuais problemas, por isso atuamos rapidamente na solução do "Conexão RH” na nossa Intranet, abrindo um canal de comunicação através de chat entre o RH e todo o time MDS. Além disso, nossas ferramentas de reuniões remotas contribuem para promover a união entre as áreas, indo na contramão da distância causada pelo isolamento social.



Assinatura Digital de Documentos Eletrônicos

Adotamos também uma ferramenta de assinatura digital com validade jurídica. Isto era algo que estava em projeto para implementação e foi acelerado já no início do isolamento social. Além da praticidade, a adesão ao recurso reduziu o uso de papel e nos fez trabalhar mais rápido, melhor e com mais segurança e boas práticas de TI verde.

É importante ressaltar que a legislação brasileira já dispunha sobre a autenticidade de documentos digitais desde 2001 (Medida Provisória nº 2.200-2), época da criação e implementação da Infraestrutura de Chaves-Públicas (ICP-Brasil), Mas, com as transformações sociais e do trabalho durante o isolamento social, recursos extremamente seguros e estruturados, antes de uso exclusivos de executivos de cargos estratégicos, foram estendidos a todos os profissionais da MDS para validação de documentos. 

Na realidade pós-covid-19, a assinatura digital de documentos eletrônicos continuará a  ser um recurso indispensável para nossa rotina operacional. A tendência se espalha não só nas empresas: um recente despacho presidencial encaminhou ao Congresso o Acordo de Reconhecimento Mútuo de Certificados de Assinaturas Digitais do Mercosul. Este foi mais um ponto em que a crise do novo coronavírus nos impulsionou para definir e implementar novas prioridades. 

 

Ações e Soluções digitais MDS

A MDS possui a cultura de ter sempre um olhar positivo para as adversidades. "Podemos assegurar que o decreto de quarentena impulsionou as nossas soluções digitais e provamos que somos capazes de nos reinventamos com rapidez, mantendo a alta qualidade dos nossos serviços e da experiência do cliente” conta Marcos Guilherme Bueno Guedes, Gerente de Tecnologia da Informação do MDS Group.

 

 Infraestrutura

Todos os nossos serviços e recursos estão hospedados em Data Center, garantindo seu acesso seguro via VPN. Continuamos trabalhando com afinco nas soluções de infraestrutura, software e hardware, superando todas as expectativas ao prover atendimentos eficientes e com alta velocidade, principalmente para aqueles menos adaptados ao modelo home office.



Performance

Fizemos importantes melhorias no sistema multicálculo e no gerenciamento das apólices, automatizando operações e aumentando ainda mais nossa velocidade e foco no business. Atualmente, estamos finalizando a aderência ao TopDesk e centralizando  demandas dos canais de negócio. A medida nos permite atuar nas frentes prioritárias do dia a dia. "Essas medidas trouxeram ganho de eficiência e performance para o negócio e podemos focar na otimização dos serviços ofertados aos nossos clientes, minimizando riscos financeiros e impactos os econômicos da pandemia” explica Bueno Guedes. 

 

Saúde e bem-estar

Uma medida interna importante foi reunir os dados sobre o estado de saúde nosso time. Desenvolvemos soluções médicas através de questionários que são avaliados pela nossa doutora responsável por cuidar da saúde e bem estar de nossos colaboradores. Seguimos levando conforto e acolhimento e, principalmente, a MDS continua presente na vida de seus colaboradores, mesmo durante este período de distanciamento. Mesmo longe, estamos perto.

 

Aos parceiros

Continuamos trabalhando para proteger seu mundo neste momento delicado. Caso ainda não tenha encontrado soluções para gerenciamento de crise durante a pandemia de covid-19 ou precise de auxílio para alinhar outras necessidades, entre em contato conosco.

Disponibilizamos o Cyber Risks, proteção importante contra as ameaças digitais inerentes às boas práticas de uma empresa, principalmente para tempos de trabalho remoto. Suas coberturas incluem custos com gestão de crise, violação de dados corporativos, consultoria em tecnologia da informação, obrigações administrativas e riscos financeiros relacionados a cibercrimes. 

Atentos aos novos riscos patrimoniais que as empresas estão sujeitas neste momento, trouxemos o pioneiro Seguro Home Office Protegido, em parceria com a Argo.  Trata-se de um seguro para proteger notebooks, computadores, monitores e outros periféricos de propriedade da empresa que estão fora dela, alocados nos domicílios dos colaboradores que estão trabalhando em regime de home office. Conhecendo o dinamismo do cenário atual, as coberturas elaboradas no Seguro Home Office Protegido podem ser contratadas por períodos curtos e flexíveis, de 30, 60, 90 ou 120 dias. 


Consulte nossa ampla gama de proteções para o seus negócios nesta conjuntura tão delicada. Fale com um de nossos especialistas e receba atendimento personalizado para suas reais necessidades.

Não se esqueça de nos acompanhar no Facebook, LinkedIn e Instagram para saber mais sobre as novidades.


#MDSBrasil #Seguros #Insurance #Tech #Digital #Tecnologia #IT


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, você está consentindo o seu uso. Saiba mais

Compreendi