voltar

EMPRESAS DE ENTREGA RÁPIDA: 3 SEGUROS ESSENCIAIS PARA SE DIFERENCIAR NO MERCADO

25.09.2020
Seguros empresas delivery MDS

Diante dos desafios impostos pela pandemia da covid-19, o isolamento social intensificou a procura pelas empresas de entrega rápida. Os supermercados, por exemplo, registraram a alta de 96% nas compras online, principalmente no delivery de alimentos e produtos de higiene. Contudo, essa crescente demanda envolve mais riscos durante a prestação de serviços de entrega via motoboy, em especial no tocante à segurança dos entregadores.

Nesse sentido, contar com apólices de seguros bem estruturadas é um diferencial competitivo no mercado e também uma estratégia que agrega valor às marcas, garantindo assim a continuidade dos negócios. Isso porque os consumidores estão mais engajados e, portanto, costumam optar por serviços de entregas rápidas (ou entregas expressas) que demonstrem o comprometimento em "cuidar” das pessoas – fatores decisivos para a reputação positiva e a expansão das atividades.

A propósito, em face dos impactos do coronavírus na cadeia logística, boa parte das empresas tem redobrado esforços para responder com agilidade perante cenários críticos, porém, algumas delas já estavam mais preparadas para lidar com um amplo rol de imprevistos. Para exemplificar, desde 2019, o iFood oferece o seguro contra acidentes pessoais gratuitamente para seus entregadores, em parceria com a corretora MDS e a seguradora MetLife

Por que contratar seguros para empresas de entrega rápida?

Em vias de fato, as vendas pela internet dispararam em 2020, com faturamento recorde de R$ 33 bilhões de reais no segundo trimestre. E, para manter essa escalada do e-commerce, é primordial assegurar as operações das empresas de entrega rápida, lançando mão de seguros que oportunizam diversas vantagens, incluindo as listadas a seguir:

Otimização de custos

Embora muitos entendam a contratação de seguro como uma despesa, na realidade, trata-se de um investimento vital para cobrir prejuízos derivados de sinistros, protegendo, em especial, os próprios entregadores. Com isso, é crucial buscar produtos que correspondam às demandas e ao orçamento de cada empresa de entrega rápida, a exemplo da modalidade liga-desliga ou pay-per-use (pague mediante o uso), que dispõe de excelente custo-benefício no seguro delivery. 

Aumento da concorrência

Ao passo que os clientes estão cada vez mais exigentes, diversas empresas, que antes não investiam no modelo de entregas expressas, têm começado a se lançar neste nicho tão competitivo. De acordo com a pesquisa da CVA Solutions, a entrega geral de produtos é liderada pelo aplicativo iFood, porém, players como Uber Eats, Rappi, Lojas Americanas, Zé Delivery, James, Loggi, Magazine Luiza, Casas Bahia e Mercado Livre vêm a seguir.

Valorização da força de trabalho

Afinal, a empresa tem que ter seguro contra acidentes de funcionários? Frente aos paradigmas da sociedade moderna, de fato, o capital humano é um dos principais ativos das organizações bem-sucedidas. Nessa perspectiva, fidelizar os parceiros de logística, zelando por sua saúde e segurança, é um dos pontos-chave em prol do crescimento corporativo sustentável. Em outras palavras, tais iniciativas refletem positivamente nos negócios e no clima organizacional e, consequentemente, alavancam os resultados financeiros.

3 seguros essenciais para aprimorar a operação das empresas de entrega rápida

O que antes era conveniência, passou a ser necessidade, devido às medidas de distanciamento social adotadas para conter a disseminação do coronavírus. Logo, para mitigar os riscos inerentes à prestação de serviços, é possível (e viável) ir além do produto de seguro de vida para motoboys, visando resguardar as operações de uma empresa de entrega rápida. Veja três opções abaixo. 

  1. Seguro de Acidentes Pessoais

Podendo ser personalizado para se adequar à realidade de cada empresa, o seguro de acidentes pessoais comercializado pela MDS garante o pagamento do capital ao próprio segurado em situações de invalidez permanente (total ou parcial) ou aos respectivos beneficiários, na eventualidade da morte acidental. Além disso, há ainda a possibilidade das conveniências adicionais, tal como a assistência para vítimas de crimes com bloqueio de cartões, entre outras.

No caso do iFood, o seguro de acidentes pessoais é intermitente. Ou seja, está relacionado ao período da entrega, com cobertura para despesas médicas e hospitalares, além do respaldo financeiro para a família, se houver sinistro. Aliás, a solução nessa modalidade pague-pelo-uso foi disponibilizada após um estudo criterioso, tanto da rotina quanto das necessidades dos parceiros de logística. 

  1. Seguro de Responsabilidade Civil

Em termos de responsabilidade civil, há inúmeras preocupações em relação aos atos involuntários que podem trazer danos a terceiros, sejam de ordem material, corporal ou moral. Por isso, é importante contar com um seguro que ofereça proteção para ocasiões que fogem do controle, de modo a reembolsar valores a fim de resguardar a solidez financeira do segurado, se ele for responsabilizado pelos referidos danos, inclusive judicialmente.

Além das coberturas para automóveis, residências, comércios, indústrias e outros, a empresa igualmente pode optar por cobrir os riscos relativos aos serviços prestados pelos profissionais autônomos, liberais e contratados. Nesse caso, as coberturas são individualizadas, em conformidade com as funções desempenhadas.

  1. Seguro Transporte

Durante o transporte de bens e objetos, podem acontecer incidentes que resultem em prejuízos. Sendo assim, é fundamental dispor de uma apólice para cobrir essas ocorrências e preservar o patrimônio. Com flexibilidade na contratação, são diversas coberturas para atender às necessidades operacionais das empresas de entrega rápida, que não são somente decorrentes de Roubo ou Acidente.


Enfim, agora que você já conhece os diferenciais competitivos viabilizados pelos seguros para empresas de entrega rápida, que tal acessar nosso Blog para mais informações sobre como a MDS pode contribuir para aprimorar seus negócios? Aproveite para conferir essas dicas:

E não deixe de nos contactar: fale com um especialista e desfrute de todo o suporte necessário para alavancar as suas atividades empresariais.


#MDSBrasil #Seguros #Insurance #Corporate #Entregas #Delivery #Transporte #Logistica #Logitics #Consumer

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, você está consentindo o seu uso. Saiba mais

Compreendi