voltar

DICAS PRÁTICAS PARA VOCÊ MANTER A SAÚDE NO HOME OFFICE

05.08.2020
DICAS PRÁTICAS PARA VOCÊ MANTER A SAÚDE NO HOME OFFICE

O trabalho em casa, também conhecido como home office, é uma tendência que não para de crescer em todo o mundo. Esse tipo de estratégia alia praticidade aos conceitos de qualidade de vida, e permite que o colaborador possa ter muito mais conforto em sua rotina.

Com a pandemia de Covid-19, o trabalho remoto virou uma realidade de forma instantânea para muitos. Foi necessário adaptar o cotidiano para o ambiente domiciliar, mas lembramos que o home office não deixa de ser um escritório como outro qualquer. Por isso, precisamos ficar atentos aos cuidados de saúde no ambiente de trabalho mesmo fora da empresa. Isso envolve questões que são fundamentais para evitar as doenças ocupacionais. Anote as dicas!

Monte sua estação de trabalho 

  • Defina uma mesa da sua casa, que será a sua estação de trabalho, e torne aquele ambiente o mais confortável e adequado possível.  

  • Tenha uma cadeira confortável. Afinal, você passa muito tempo sentado, certo?

  • A coluna vertebral inferior (lombar) precisa ficar encostada na área de trás da cadeira. Uma almofada nas costas pode ajudar a manter a postura correta.

  • O ideal é que a cadeira tenha braços para apoiar o antebraço. Mas se não tiver, deixe o punho apoiado sobre a mesa, nunca solto.

  • Os pés devem ficar estabilizados no chão. Nada de deixá-los pendurados!

  • Uma boa iluminação e ventilação também fazem toda diferença

  • A tela do computador deve estar na altura dos olhos. Para alinhar, é possível utilizar livros até nivelar o equipamento na altura dos olhos. Assim você evita flexionar o pescoço e causar sobrepeso na coluna lombar.

Rotinas e horários

Assim como no escritório, em casa você precisa se organizar. Tente respeitar ao máximo o horário de iniciar (entrada) e finalizar (saída) o trabalho. As pausas também são importantes para descansar os olhos e recarregar as energias. Tire seu horário de almoço, evitando comer na frente do computador.  

É bom aproveitar esse tempo para fazer um relaxamento (existem técnicas que gastam de 10 a 15 minutos), distrair-se com questões de fora do seu espaço de trabalho, interagir com a família ou pets.

Controle o estresse dando atenção à saúde mental

O manejo adequado do estresse é um ponto muito importante na vida em home office. Por isso, dar um tempo, ter um hobby e tirar momentos da semana e do dia para simplesmente relaxar são estratégias essenciais para manter a saúde mental.

Atividades físicas

O ato de se exercitar relaxa o corpo, pois produz substâncias químicas que desestressam o praticante. E você não precisa de muito tempo e nem muito espaço. Você pode fazer ioga ou até simplesmente ligar uma música e dançar! Fazer alongamentos também ajuda, pois, além de ser benéfico para a mente, essa prática diminui problemas de circulação e osteomusculares relacionados ao trabalho.

 

Cuide de você e da sua rotina!

 #MDSBrasil #Saude #Health #DeBemComaVida #DicasMDS

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, você está consentindo o seu uso. Saiba mais

Compreendi