voltar

DICA #6 | APRENDA COISAS NOVAS

30.04.2020
Aprendizagem MDS COVID-19

À medida que o período de distanciamento social se estende, crescem também as  sensações de limitação, impotência e afastamento das atividades cotidianas. Sintomas como estes estão ligados à restrição da chamada mobilidade relacional. Já ouviu falar?

Em matéria da BBC, a professora Mie Kito, do Departamento de Sociologia da Universidade japonesa Meiji Gakuin, define a mobilidade relacional como uma espécie de conceito que determina "o grau de liberdade e de oportunidade que as pessoas têm para escolher, iniciar e romper seus relacionamentos interpessoais”. De acordo com Mie, mesmo que esta variável mude conforme a cultura de cada país, todos os seres humanos são suscetíveis a ela, especialmente na situação atual, na qual estima-se que cerca de 2,8 bilhões de pessoas em todo o planeta estejam lidando com alguma forma de restrição de movimento ou acesso a serviços. 

De fato, não há como negar que a privação ocasionada pela pandemia virou o nosso dia a dia de cabeça para baixo. Mas será que toda esta mudança só pode ser vista por uma perspectiva negativa? Será que este não é o momento de encarar esta conjuntura como uma oportunidade de transformação e aprendizado?

Aprender é a palavra-chave da nossa sexta dica. Você já pensou em utilizar o tempo livre para se dedicar ao aprendizado de coisas novas? Se sim, acompanhe as nossas sugestões abaixo e descubra como extrair o melhor que este período de isolamento tem a oferecer:


Aproveite a acessibilidade proporcionada pela internet

A conjuntura atual fez com que a internet seja ainda mais reconhecida como um instrumento de acessibilidade, conexão e informação. Por meio dela, milhares de instituições de ensino têm disponibilizado conteúdos online de forma gratuita e recorrido ao ensino EaD. Entre as entidades formadoras, o grupo Ivy League disponibilizou 450 cursos online gratuitos; já o grupo Laureate tem dado o suporte necessário às afiliadas que aderiram ao ensino à distância


Arrisque-se em um novo idioma

O estudo de línguas no ambiente online não é exatamente uma novidade: diversos professores particulares e escolas multinacionais já recorrem a vídeo-aulas e materiais digitais para ensinar. A pandemia, no entanto, tem levado escolas e cursos de línguas a ganharem ainda mais espaço na web. Enquanto marcas como Babbel e EF English Live Brasil oferecem streaming e/ ou professores disponíveis 24h, Duolingo e ChatClass apostam em aprendizagem por aplicativo e WhatsApp, respectivamente. Esta é a sua chance!


Nasce um chef

Cozinhar é um talento ou uma necessidade? Pode ser ambos! A fim de ajudar a população a aprimorar as habilidades culinárias e melhorar a alimentação, o site e educação à distância EduK oferece cursos de gastronomia de diferentes níveis com 50% de desconto;  já a plataforma Fartura – Comidas do Brasil  tem transmitido lives e bate-papos sobre a temática "Vida, cozinha e Quarentena” às terças-feiras. Por fim, até mesmo a apresentadora e influencer Ana Maria Braga, conhecida nas manhãs brasileiras, disponibilizou em seu site um curso gratuito voltado a quem não sabe cozinhar. Como se pode notar, o incentivo à cozinha surge em diferentes frentes esferas.


Ouça o seu interior

Quer aprender a tranquilizar a mente e cultivar bons pensamentos? Práticas como meditação e mindfulness podem ajudar. 

De acordo com a Revista Saúde, durante a pandemia de Covid-19, mesmo os mais inexperientes se beneficiam de técnicas simples e sessões de poucos minutos. Para isso, é possível contar com o suporte de aplicativos de meditação guiada como Calm e Headspace, cursos online como os oferecidos pela Udemy, ou até mesmo por meio de transmissões ao vivo feitas por especialistas no assunto. 


Aprimore os seus hobbies

Maquiagem, artes, dança, fashion, decoração, música, confeitaria, life style. Interesses como esses também encontram espaço nos períodos de aprendizagem! Não por acaso, plataformas sites e blogs profissionais, escolas EaD e profissionais autônomos podem ser encontrados a alguns cliques e oferecer conteúdos compatíveis com todos os níveis de entusiastas – dos amadores aos profissionais. Redes sociais como Instagram, Pinterest e YouTube representam verdadeiras bibliotecas (e também vitrines) para esses tipos de conteúdo. Não deixe de navegar!


Ensine a quem deseja aprender


Conhecimento nunca é demais e, além disso, o vasto ambiente digital tem espaço para que todos os profissionais compartilhem seus saberes. Caso tenha a oportunidade, considere disseminar as suas habilidades em um ambiente online e colabore com esta corrente de ensino e solidariedade.


Mas atenção: ensinar é uma responsabilidade, por isso, esteja seguro de que o conteúdo que você tem a oferecer é confiável e não provém de experimentos arriscados ou fontes enganosas. Não colabore para a disseminação de fake news e informações de baixa qualidade.


Essas foram mais algumas dicas escolhidas para te ajudar a superar o período de distanciamento de forma otimizada, saudável e tranquila. Encare o conhecimento como seu aliado e permita-se absorver o aprendizado que este período tem a oferecer.  Para saber mais, siga-nos também no Facebook, LinkedIn e Instagram e continue acompanhando a nossa série de conteúdos. 



#MDSBrasil #DeBemComAVida #HomeOffice #Care #Informacao #Saúde #Health #COVID19 #Segurança #VivaComSaude #DicasMDS


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, você está consentindo o seu uso. Saiba mais

Compreendi