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COMO O SEGURO DE CRÉDITO PODE AMPARAR AS PRESTADORAS DE SERVIÇOS EM UM CENÁRIO DE CRISE?

10.08.2020
Linhas Financeiras MDS Brasil

Enquanto o Brasil inicia o segundo semestre de 2020 com o segundo maior número de infectados pelo novo coronavírus no mundo, ultrapassando os 70 mil mortos por covid-19, estados e municípios da União iniciam procedimentos de flexibilizações para a reabertura de comércios e serviços não essenciais após meses de medidas restritivas tomadas para conter a circulação do vírus e novos casos.

Os reflexos deste período de isolamento social, quarentena e até de medidas mais drásticas, como o lockdown adotado em algumas cidades, afetou diretamente a prestação de serviços, que vinha colhendo bons frutos. O setor registrou um crescimento de 1,3% em 2019, contribuindo com dois terços da economia para o avanço de 1,1% do PIB do ano passado, segundo números do IBGE.

Entretanto, a realidade imposta pela pandemia traz números preocupantes para as empresas de prestação de serviços diversos de mão de obra intensiva, como segurança, conservação e asseio, consultorias, reparos e terceirização em geral. 

Uma recente pesquisa realizada pela Central Brasileira do Setor de Serviços (CEBRASSE) revelou que 60% das empresas de Prestação de Serviços teve de afastar ao menos 20% de seu colaboradores de seus postos de trabalho. Para 12% dessas empresas, o cenário foi ainda mais drástico, levando 12% das companhias a afastar de 81% a 100% dos funcionários alocados. A diminuição da demanda afetou em cheio a receita das empresas fornecedoras de terceirizados: 29% delas registrou uma queda de 21% a 40% de seu faturamento durante a pandemia. 

O quadro dessas empresas de Prestação de Serviços ainda sofre com mais um agravante neste momento complicado. Ainda de acordo com o levantamento da CEBRASSE, uma onda de inadimplência das empresas contratantes também afeta o setor. Das empresas fornecedoras de mão de obra que participaram da pesquisa, 40% constatou até 20% de pendências em seus recebíveis.

Seguro Crédito: mitigando os riscos do fluxo de caixa

Desde a Reforma Trabalhista, a regulamentação das atividades terceirizadas ampliou consideravelmente o escopo de outsourcing. Entre elas estão também as atividades-fim, essenciais no core business das empresas. 

A tendência é que o Brasil siga na esteira dos modelos de trabalho mais modernos, como já ocorre em outros países. De acordo com um levantamento do Information Service Group (ISG), dos US$ 4,7 bilhões somados em contratos de prestação de serviços em todo mundo no ano de 2018, as áreas de Infraestrutura e TI estavam entre as categoria mais contratadas. 

Seja para o fornecimento de profissionais qualificados na execução de projetos ou para alocação de terceirizados para atividades-meio, o risco de inadimplência ou mesmo de insolvências das contratantes neste momento tão delicado representa uma ameaça à receita das Prestadoras de Serviços.

Neste cenário de restrição de contratos e atrasos de pagamentos, as empresas de prestação de serviços podem se amparar através do Seguro de Crédito. Este tipo apólice (adaptável às reais necessidades de cada fornecedor) oferece coberturas que atuam como uma defesa eficiente contra riscos financeiros causados pelo descumprimento de pagamentos de clientes e parceiros.

O Seguro de Crédito protege os recebíveis acordados com a empresa tomadora dos serviços, evitando prejuízos à receita da prestadora caso ela não receba os pagamentos dos serviços prestados. Transferindo esses riscos de cash flow para uma seguradora, a adesão ao Seguro de Crédito permite mitigar o risco e proporciona maior tranquilidade financeira para as empresas prestadoras de serviços. 

Quem busca mais solidez e proteção diante desta conjuntura complexa — em que a retomada das atividades e a recuperação econômico ainda desafia os mercados de todo o mundo —  pode contar com o Seguro de Crédito para empresas para enfrentar a crise gerada pela pandemia e também para a prestadoras de serviço que precisam de estabilidade para seu crescimento e capilaridade, principalmente para captação de novos clientes com histórico recente no mercado. 

Quer saber mais? Nosso time está de prontidão para auxiliar sua empresa em todos os momentos e desafios.

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