Seguro D&O é solução para administradores e gestores de empresas

Seguro D&O é solução para administradores e gestores de empresas

Seguro D&O é solução para administradores e gestores de empresas

Todo gestor corre o risco de tomar uma decisão importante em um momento de pressão e, infelizmente, repercutir negativamente para empresas, clientes ou parceiros. Esse tipo de problema pode ser evitado com o seguro de responsabilidade civil para administradores e gestores, também chamado de seguro D&O (do inglês Directors and Officers).

Essa proteção conta com mecanismos para assegurar o reembolso ao executivo que, no exercício de sua função administrativa, tenha tomado alguma decisão que possa trazer problemas a terceiros e seja responsabilizado por isso. Além disso, oferece proteção contra riscos diversos, tais como indisponibilidade de bens e penhora online, responsabilidade por erros e omissões (desconsideração de PJ), pagamento dos custos de defesa, responsabilidades estatutárias (Trabalhista, Tributária, Previdenciária), riscos regulatórios (com inquérito, processos administrativos, investigações), multas e penalidades civis (custos de defesa e depósitos recursais), além de danos morais e corporais.

O Seguro D&O busca prestar auxílio também a quem esteja envolvido de forma direta com a administração da empresa, como diretores estatutários e não estatutários, membros do Conselho de Administração, membros do Conselho Fiscal, procuradores com poderes de gestão, advogados-empregados e Risk Managers.

Todos os tipos de empresas, assim como associações e fundações, podem ser segurados por essa modalidade específica. No caso de Instituições Financeiras, Empresas de capital aberto, Fundos de pensão e Empresas Estatais, a MDS oferece proteções com características especiais.