Seguro Auto: como garantir a melhor apólice?

Seguro Auto: como garantir a melhor apólice?

Seguro Auto: como garantir a melhor apólice?

Ter um carro no Brasil já se transformou praticamente em sinônimo de seguro auto. Atualmente 25% da frota nacional de veículos possuem uma apólice. O valor varia muito,  não somente por causa da seguradora escolhida, mas também pelo modelo do carro, a cobertura e até mesmo pelo perfil de quem vai dirigir.

 

Muita gente não sabe, mas o valor do seguro é influenciado diretamente pela idade, sexo e CEP do condutor. Por isso, a MDS traz aqui algumas dicas valiosas que podem te ajudar na hora de contratar sua nova apólice. Confira:

 

1 – Consulte seu corretor de seguros. Toda venda de apólice tem que passar por ele.  O corretor é, acima de tudo, o expert na área, sendo a pessoa mais adequada para indicar o melhor plano e seguradora para suas necessidades.

2 – Pesquise sobre a seguradora escolhida.  Os preços podem variar até 100% de uma empresa para outra, por isso, com a ajuda do corretor, cote a cobertura em diversas seguradoras e verifique qual oferece o melhor valor na relação custo x benefício.

3 – Seja sincero no formulário. Sabemos que o valor pode mudar de acordo com o perfil do cliente, no entanto, informações incorretas podem significar problemas na hora do pagamento do sinistro, e até mesmo a perda do direito ao seguro.

4 – Contrate somente o que irá precisar. Atualmente, as seguradoras possuem diversas coberturas extras que vão desde conserto de eletrodomésticos e encanador, até táxi ou transporte alternativo para o segurado continuar sua jornada, em caso de pane ou sinistro do veículo. Por isso, veja o que realmente precisa, pois essas facilidades também influenciam no valor final da apólice.

5 – Danos a terceiros. Essa cobertura é opcional, mas altamente recomendada, pois cobre danos materiais ou corporais involuntários causados a terceiros pelo veículo segurado.  Ela protege o usuário de possíveis prejuízos financeiros.

6 – Carro na garagem. Não adianta, o fato de o seu veículo estar estacionado em uma garagem e não na rua interfere  no valor da apólice. Por isso, sempre que possível guarde seu carro. Algumas seguradoras chegam até a oferecer descontos em estacionamentos, então além de economizar no seguro, você também economiza na apólice.

7 – Seja um bom motorista. Poucos têm conhecimento, mas caso o sinistro ocorra quando o condutor estiver sob efeitos do álcool, calmantes, drogas ou até mesmo com a documentação irregular, todos os direitos adquiridos na apólice são perdidos. Além disso, atualmente algumas seguradoras oferecem descontos aos motoristas que não possuem pontos na CNH.

8 – Alarmes e rastreadores. O fato de o automóvel possuir dispositivos antifurto, além de trazer mais segurança para o segurador, também ajudará na queda do valor do seguro, pois as empresas oferecem descontos para quem os possui.