ROMANO BRANDENBURG: SEGURO AMBIENTAL REDUZ IMPACTO NO MEIO AMBIENTE E GANHA ADEPTOS DO ECO-FRIENDLY PARA A SUA EMPRESA

ROMANO BRANDENBURG: SEGURO AMBIENTAL REDUZ IMPACTO NO MEIO AMBIENTE E GANHA ADEPTOS DO ECO-FRIENDLY PARA A SUA EMPRESA

ROMANO BRANDENBURG: SEGURO AMBIENTAL REDUZ IMPACTO NO MEIO AMBIENTE E GANHA ADEPTOS DO ECO-FRIENDLY PARA A SUA EMPRESA

 

A busca pela redução do impacto ambiental é uma prática cada vez mais comum no meio corporativo. Hoje, tornar-se uma empresa-modelo em responsabilidade socioambiental é estar preocupado com a qualidade de vida da sociedade e, ao mesmo tempo, minimizar o uso de recursos naturais e materiais tóxicos que podem agredir o meio ambiente, a geração de resíduos e a emissão de poluentes durante todo ciclo de vida do produto ou do serviço.

 

Uma pesquisa da Ecológica ID, empresa da área de sustentabilidade e meio ambiente, realizada pelo IBOPE Inteligência, aponta que 88% dos entrevistados acreditam que o processo produtivo deve levar em conta os impactos causados na fabricação de seus produtos, e dizem que os fabricantes têm a obrigação de prevenir problemas que possam causar danos ao meio ambiente. O mesmo levantamento mostra que 68% deixariam de comprar produtos ou serviços de sua marca preferida se soubessem que seu fabricante prejudica o meio ambiente.

 

Além de atrair admiradores eco-friendly para a empresa, é importante estar atento à legislação ambiental brasileira que, por sinal, é bastante rígida. Crimes contra a fauna, flora, poluição, ordenamento urbano e patrimônio cultural são algumas das autuações aplicadas aos infratores que não respeitam as leis do meio ambiente.

 

Cada empresa conta com uma particularidade neste quesito. Por isso, é essencial que uma equipe de especialistas experientes e especializados no assunto avaliem as necessidades reais da companhia. E é este serviço que a MDS oferece quando o assunto é seguro ambiental. Probabilidade e significância dos riscos ambientais são analisados na primeira instância para, na fase seguinte, sugerir soluções e a modalidade ideal de seguro para a sua empresa, entre três disponíveis: Seguro de Responsabilidade Civil de Poluição, Seguro de Responsabilidade Civil para Empreiteiros e Seguro para Danos Ambientais.

 

Como funciona o seguro ambiental para empresas

Assim como outras variedades de seguros oferecidas no mercado, o seguro ambiental consiste em uma apólice, podendo ser adquirida por todo tipo de empresa com CNPJ. As que mais se beneficiam desse tipo de seguro são aquelas que, por um motivo ou outro, usam em sua produção e/ou execução qualquer prática ou material sujeito a degradar o ambiente. Outros tipos de empresas que podem ter mais segurança com esse tipo de apólice são as que sofreram qualquer tipo de incidente com contaminação no solo, e também as que fazem uso ou manipulem substâncias que poluem suas instalações (ou de empresas terceirizadas).

 

Há, entretanto, certas regras para que uma empresa passe a contar com esse tipo de seguro ambiental para exercer suas atividades, entre elas a atualização e verificação de todo tipo de licença ambiental (que podem variar de acordo com o tipo de atividade ou serviço que a empresa realiza), incluindo o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

 

Em resumo, vemos que diante da rígida legislação e das necessidades atuais, o importante é ter em mãos um plano eficaz para o gerenciamento de possíveis riscos ambientais. A MDS possui uma equipe especializada para lhe atender e tirar todas as dúvidas.