RECORDANDO PEDRO MACEDO POR JOSÉ RIBEIRO

RECORDANDO PEDRO MACEDO POR JOSÉ RIBEIRO

RECORDANDO PEDRO MACEDO POR JOSÉ RIBEIRO

Pedro Macedo, CEO da MAPFRE RE e um reputado profissional no setor ressegurador, faleceu em maio passado. José Ribeiro, Managing Director – Asia Pacific de A.M. Best e ex-diretor de Mercados Internacionais do Lloyd’s, recorda o seu profissionalismo e sua generosidade.

Conheci profissionalmente o Pedro mais de perto quando ainda estava como responsável pelos Mercados Internacionais do Lloyd’s, região que basicamente cobria todas as operações mundiais, exceto os EUA.

Nessa capacidade precisava levar a MAPFRE ao mais alto nível e, nessa altura, o responsável era o Sr. Martinez Martinez (o nome é mesmo repetido!). O meu responsável e presidente nessa época era o Lord Peter Levene, que é uma pessoa fantástica e até hoje um amigo. Eu era muito ansioso, queria ir a Madri ver o responsável da MAPFRE e tinha de ser naquela semana, pois queríamos convencer a MAPFRE a criar um sindicato no Lloyd’s, e para isso a janela de tempo era curta. Mandei um e-mail, liguei pessoalmente, mas era impossível sermos recebidos naquela semana.

Até que me lembrei da “Tuga” connection! Pode-se pensar que não, mas é uma ligação extremamente importante fora do nosso país. Liguei para o Pedro, que na altura era o CEO da MAPFRE RE, e basicamente disse-lhe que já tinha tentado tudo, mas que o Sr. Martinez não ia poder nos ver naquela semana e que para mim isso era um problema. Pedro prontificou-se a ajudar e no dia seguinte não só tínhamos a reunião marcada, como o hotel confirmado e um carro para andar conosco em Madri! Esse era o Pedro – um homem com H maiúsculo, bom amigo, generoso e prestável.

A MAPFRE RE deve muito ao Pedro. Um trabalhador incansável, um excelente profissional e uma pessoa que conhecia muito bem o mercado mundial, com especial foco na América Latina. Desenvolveu muito a MAFRE RE que, sob a sua liderança, teve um excelente desempenho e aumentou a sua exposição geográfica. Na América Latina tivemos a oportunidade de nos encontrar várias vezes e fizemos vários negócios juntos. Bastava a palavra dele para o negócio ser feito. Faz muita falta à MAPFRE RE e aos amigos e colegas que com ele trabalharam e que o conheceram de perto.

“O Pedro era um trabalhador incansável, um excelente profissional e uma pessoa que conhecia muito bem o mercado mundial, com especial foco na América Latina.”