Quais são os tipos de seguros voltados para minha empresa e do que eles me protegem?

Quais são os tipos de seguros voltados para minha empresa e do que eles me protegem?

Quais são os tipos de seguros voltados para minha empresa e do que eles me protegem?

Apesar de todo o planejamento e ações preventivas, alguns imprevistos podem impactar diretamente os resultados de uma empresa: acidentes, mudanças climáticas, transformações sociais e mudanças no cenário econômico são alguns exemplos. Foi seguindo essa lógica que o mercado de seguros viu a necessidade de criar uma série de proteções para as organizações. Além de atender às necessidades mais básicas, era preciso oferecer soluções para diferentes tamanhos e tipos de negócios.

Desta maneira, os seguros direcionados às empresas puderam trazer maior tranquilidade às pessoas jurídicas. Hoje, é possível proteger praticamente todas as áreas de uma corporação, desde o patrimônio material até o patrimônio humano, a responsabilidade civil, entre outros.

Tipos de seguro

Antes de selecionar os produtos que lhe pareçam mais interessantes, é preciso entender as reais necessidades da organização.

Às vezes, proteger o prédio, os equipamentos ou a carga é uma prioridade. Mas questões como a segurança com a qualidade de prestação de serviços, segurança com colaboradores, segurança jurídica, financeira, administrativa, etc. também poderão ser colocadas no topo da lista.

Pode ser também que a sua empresa necessite de proteção em todas essas áreas. Para ter certeza de que está fazendo a escolha certa, o ideal é consultar um corretor de confiança que possa auxiliar em todo o processo e encontrar as melhores soluções em seguros para o seu negócio.

Seguros empresariais

Existe uma diversidade de Seguros Empresarias para atender às necessidades específicas do seu negócio de maneira eficiente. Para mostrar toda essa variedade, seguem alguns exemplos:

– Seguro Patrimonial: Protege seu patrimônio por meio de coberturas contra incêndio, danos elétricos, explosão e várias outras opcionais.

– Cyber Risks: Protege das consequências de ataques cibernéticos, neutralizando as perdas por violação de dados corporativos e pessoais.

– Seguro de Cascos Marítimos: Cobre riscos de perdas e danos em acidentes causados a embarcações e inclui proteção de cascos, máquinas, motores, instalações e equipamentos.

– Seguro de Transporte: Cobre danos ocorridos a bens e objetos durante o transporte, seja em território nacional ou em operações de importação e exportação.

– Seguro Ambiental: Protege as perdas incorridas por danos ambientais (contaminação) provocados pelas operações da empresa.

– Seguro de Responsabilidade Civil: Protege seu patrimônio na hipótese de você ser reclamado judicialmente ou por reclamação direta por terceiros, pela existência, uso e/ou conservação de sua atividade, entre outros. O Ramo de Responsabilidade Civil possui várias modalidades, tais como Empregador, Contingente de veículos, Prestação de serviços em locais de terceiros, etc.

Gerenciamento de Riscos e Linhas Financeiras

Considerando as necessidades do mundo empresarial, há também a importância de prevenir riscos em processos industriais e em situações de possíveis perdas ao ser humano, ao patrimônio, à produção, à imagem e ao meio ambiente. Alguns dos serviços voltados a esse tipo de proteção são: Gestão de Risco em Transporte e Gerenciamento de Risco de Engenharia.

As empresas também têm a opção de proteger a área financeira com seguros mais específicos:

– D&O: Garante os custos de defesa e indenizações pelas quais o administrador ou o executivo venham a ter por responsabilização de seus atos de gestão.

– Seguro de Garantia: Garante ao segurado os inadimplementos incorridos por incumprimento contratual, falta de pagamentos previstos em obrigações processuais, entre outras.

– Seguro de Crédito: Garantia às empresas em caso de inadimplência de pagamento por parte de seus clientes por vendas a crédito, sejam locais ou internacionais.

– Crimes e Fraudes: Garante eventuais prejuízos financeiros causados por atos desonestos de empregados.

São muitas as possibilidades para proteger seu negócio da melhor maneira possível, evitando prejuízos e imprevistos que tragam consequências impactantes. É importante conhecer cada uma dessas possibilidades e, ao mesmo tempo, entender as reais necessidades de sua empresa. Assim, é possível ter certeza de que seu meio de vida, sustento e patrimônio estão seguros.