O que é a segurança cibernética empresarial? Confira os fatores de risco e dicas de segurança

O que é a segurança cibernética empresarial? Confira os fatores de risco e dicas de segurança

O que é a segurança cibernética empresarial? Confira os fatores de risco e dicas de segurança

Em um mundo onde o compartilhamento de informações é constante, é natural que os riscos aumentem em grande escala. Assunto que não sai de pauta é a segurança cibernética empresarial, um conjunto de ações destinadas a proteger os dados da sua empresa, clientes e fornecedores.

Como já abordamos aqui no blog, o Brasil é um dos países mais suscetíveis a ataques deste tipo. A preocupação aumenta constantemente, junto com a necessidade de medidas para preveni-los.

Vimos como estes ataques podem gerar diferentes prejuízos à empresa, e por isso é cada vez mais importante antecipar a proteção contra ataques cibernéticos e investir em seguros de consultoria e apoio à tecnologia e gestão de crise. Independentemente do porte da empresa, a internet é uma forte aliada, mas alguns cuidados podem ser essenciais para aumentar a segurança. Terceirizar o serviço e garantir cobertura de danos e custos pode ser uma boa saída para evitar transtornos. De qualquer forma, todo cuidado é pouco. Selecionamos alguns fatores e dicas de segurança que podem ser repassados diariamente aos colaboradores da empresa. Confira:

Senhas

Não economize no grau de dificuldade da senha do trabalho. Instrua seus funcionários a utilizarem senhas eficazes. Uma dica é criar frases fáceis de lembrar. Misturar diferentes tipos de caracteres, entre letras maiúsculas e minúsculas, também é uma boa opção. Lembre-se de usar senhas diferentes para cada site.

Capacitação e treinamento

É preciso estar preparado para quaisquer danos, ter mecanismos para reagir a violações de dados e, principalmente, apostar em uma equipe treinada para análises e inteligência. A cultura de simulações também pode ser implantada para evitar cyber risks, inclusive com respostas rápidas para imprensa.

Criptografia

Para reduzir os riscos cibernéticos, os dados confidenciais podem ser criptografados. A criptografia é formada por algoritmos matemáticos que codificam os dados para que apenas o destinatário consiga ler.

Atenção

Não relatar a saída de um funcionário, dispositivo corporativo perdido ou roubado ou até deixar senhas à vista são situações simples que podem deixar a empresa vulnerável a ataques. Informações pessoais e corporativas são compartilhadas a todo momento em plataformas de terceiros. É preciso alertar os funcionários para o uso cauteloso de dados.

Seguindo essas práticas e investindo em um seguro cibernético, é possível evitar transtornos e neutralizar as consequências da violação de dados corporativos e pessoais em caso de ataques.