O que faz um broker de seguros?

O que faz um broker de seguros?

O que faz um broker de seguros?

O desafio do broker de seguros é criar uma cultura de gerenciamento de riscos dentro da empresa com base em dados analíticos e investimento em tecnologia e informação

O mercado de seguros no Brasil está crescendo e passa por um período em que produtos e serviços são cada vez mais personalizados para atender às necessidades de cada empresa. Entender esse mercado nem sempre é tarefa fácil e, para facilitar a intermediação entre o segurado e o segurador, entra em cena o broker de seguros. O termo é derivado do francês broceur e significa “pequeno comerciante”. A expressão também é utilizada para dar nome a uma empresa ou grupo de pessoas que atuam como facilitadores em uma transação.

Condições, prazos dos contratos, coberturas e garantias: o broker está bem preparado para fazer todas essas análises, atuar como consultor, avaliar riscos recorrentes na empresa e ajudar, principalmente, nas decisões de seus gestores. O investimento na especialização e formação de pessoas tanto em certificações nacionais quanto internacionais pode, portanto, ser um grande diferencial, para que estejam aptas a lidar com desafios de diferentes esferas.

Uma equipe técnica qualificada é indispensável para desenvolver internamente uma cultura de gestão de crise que preveja os piores cenários. Além disso, o relacionamento internacional e a comunicação com o mercado fazem a diferença no desenvolvimento dessa cultura.

O broker de seguros precisa estar atento aos novos sistemas e tecnologias. As empresas tendem a automatizar todos os seus processos e estão mais alerta a perigos como ataques cibernéticos, um dos principais riscos enfrentados atualmente. Por isso, o mundo globalizado pede um estudo mais aprofundado nas áreas analíticas de produção e gestão de informações. Com esses dados em mãos e experiência na área o broker torna-se um verdadeiro consultor com diversas soluções disponíveis para os problemas específicos de seus clientes.

Atualmente, o grande desafio do broker de seguros é passar a segurança necessária para que os dirigentes e gestores tenham liberdade e confiança em suas negociações, podendo seguir por caminhos alternativos de gestão sem grandes preocupações.

Referência nos ramos de seguros, resseguros e riscos, a MDS está entre os maiores brokers de seguros do mercado nacional. Para chegar a este nível, a empresa investiu em todos os itens essenciais: uma equipe bem preparada, tecnologia e sistemas e também na comunicação com o mercado nacional e internacional. Só dessa maneira é possível estar à frente dos riscos e garantir a segurança de todos os clientes.