MDS e Fitch discutem riscos no setor de energia

MDS e Fitch discutem riscos no setor de energia

MDS e Fitch discutem riscos no setor de energia

As perspectivas para o setor energético no Brasil foram tema de encontro promovido pela MDS Insure com participação da agência de notas de crédito Fitch Rating. O debate tratou de riscos e da situação atual nos três segmentos do setor: geração, transmissão e distribuição.

A situação hidrológica do país e a falta de planejamento a longo prazo foram apontados como grandes gargalos. O grupo trouxe à tona também a necessidade de ações que possam reverter esse quadro.

“Por ser um setor estratégico, é necessária atenção especial, mas as mudanças constantes nas regras deixam as expectativas pouco claras e os envolvidos não conseguem se planejar a longo prazo.” Afirma o director senior da Fitch, Ricardo Carvalho.

Pela ótica do crédito, as conclusões do grupo apontam que o maior risco está na distribuição – diretamente ligada a questões macroeconômicas e ao consumidor final. Geração e transmissão também são segmentos que necessitam de estratégias elaboradas e cuidados específicos. Fatores como sazonalidade, relevância de riscos ambientais, diversificação de ativos, entre outros, precisam ser observados.

Deixe um comentário