ALARYS e FERMA trazem programa de rimap para América Latina e Caribe

ALARYS e FERMA trazem programa de rimap para América Latina e Caribe

ALARYS e FERMA trazem programa de rimap para América Latina e Caribe

Para se ter a exata noção de quais são os riscos que mais ameaçam às empresas e como cada companhia pode combatê-los é necessário, antes de mais nada, muito estudo e “mão na massa”. É preciso ter conhecimentos sobre o que mais pode afetar uma determinada empresa, e os riscos são vários. Desde roubo de dados por algum funcionário ou pela concorrência, passando pela perda de direitos autorais, plágios e riscos financeiros, e até a possíveis perdas de reputação: para conhecer a fundo todos esses danos e como mitigá-los é preciso contar com os profissionais certos.

E um ótimo caminho para aprender mais sobre a gestão de riscos é comparecer a programas educativos específicos que consigam preparar quem quer trabalhar com isso – ou simplesmente entendê-la melhor. Um desses programas é o rimap. Centrado nessa área, ele inclui um exame de certificação e o desenvolvimento do profissional.

A FERMA (Federation of European Risk Management Associations – ou Federação das Associações Europeias de Controle de Risco, em tradução livre) e a Alarys (Asociación Latinoamericana de Administradores de Riesgos y Seguros – Associação Latino-americana de riscos e Seguros, em tradução livre) agora têm uma novidade na área. Ambas organizações se juntaram para oferecer um programa de rimap na América Latina e nas ilhas do Caribe.

Em evento que se deu em Bruxelas, Bélgica, no dia 29 de junho, os presidentes das instituições, Jorge Luzzi (Alarys) e Jo Willaert (FERMA) assinaram o acordo na Assembleia Geral FERMA. “Esse acordo expressa o forte interesse nas comunidades da América Latina e do Caribe em harmonizar habilidades profissionais e as melhores práticas desenvolvidas na Europa”, ressalta Jorge Luzzi, que também é presidente da consultora de riscos Herco e, com 30 anos de experiência na área, é um dos maiores especialistas do mundo no assunto.

A FERMA levou ao evento 22 associações de gestão de risco em 21 países europeus, o que representa 4800 diretores de gestão de riscos ativos. Além disso, a Federação provém os meios de coordenação de riscos e a otimização de impacto dessas associações fora dos limites nacionais delas e a nível europeu. O acordo com a Alarys, salienta o presidente Jo Willaert, demonstra a relevância atual do rimap: “O acordo reitera a força da nossa relação com a Alarys e também mostra que o rimap da FERMA está recebendo cada vez mais relevância internacional, assim como reconhecimento europeu”.

“Nós acreditamos que os gerentes de riscos na Europa poderão se beneficiar da relação próxima que há entre essas duas organizações e os nossos programas educacionais”, explica Jorge.