10 MDS Milestones

10 MDS Milestones

10 MDS Milestones

Ao longo dos últimos 30 anos a MDS cresceu, inovou e expandiu a sua atividade. Hoje é uma empresa global com um percurso que se fez de momentos de estratégia, visão e audácia que se tornaram marcos importantes na sua história.

1997
Na vanguarda da gestão de risco

Em 1997 a MDS foi pioneira ao criar uma equipa de consultoria de gestão de risco que mais tarde foi o motor da criação da APOGERIS, a Associação Portuguesa de Gestão de Riscos e Seguros, entidade que integra a FERMA – Federation of European Risk Management Associations, na qual José Manuel Dias da Fonseca, CEO do grupo MDS, fez parte do Conselho de Administração durante vários anos. Dois anos mais tarde a MDS implementou mais um projeto inovador com a constituição de uma das primeiras cativas em Portugal (atualmente em run-off): a SONAE RE, a resseguradora cativa do grupo Sonae, sedeada no Luxemburgo.

2001
Internacionalização

De Portugal para o mundo, a vontade de acompanhar os seus clientes fez a MDS ir sempre mais longe.
O processo de internacionalização teve início em 2001, com a entrada no capital da FIRSTASSUR, um broker francês de referência nas áreas de Affinity e Internet. No ano seguinte a MDS entrou no Brasil com a aquisição de 45% da Lazam, um importante corretor brasileiro, numa operação que deu origem à Lazam‑MDS. Hoje a MDS é dos players de referência neste mercado.

2004
Global Broking Company

De uma ideia surgida em 2004, no Porto, nasce uma empresa global de corretores de seguros. Liderada pela MDS, em conjunto com um pequeno grupo de brokers fundadores, a Brokerslink surge com uma clara missão: criar um modelo alternativo de broker global. Uma ideia visionária que conduziu à criação daquela que é hoje uma das maiores empresas globais de corretores de seguros.

2005
Liderança

A liderança do setor em Portugal acontece em 2005 com a aquisição da Unibroker – um corretor ligeiramente menor do que a MDS – posição que assume consecutivamente desde então.

2007
Parcerias

A MDS é acionista da Ed, corretor de resseguro e wholesale de referência, desde 2007 – uma relação que incorpora a partilha de know‑how, competências técnicas e colaboração a um patamar internacional.
A MDS privilegia uma estratégia de crescimento assente em parcerias com players de referência em diversos setores chave, de que é exemplo a joint‑venture com a Filhet‑Allard, em Espanha, e com a ISEM em África.

2008
Conhecimento

Em 2008 começamos a desenvolver a primeira edição da FULLCOVER. De uma ideia arrojada nasce em 2009 um projeto editorial inovador e ambicioso com o objetivo de promover a partilha de conhecimento nas áreas de seguros e risco. Hoje a FULLCOVER assinala a sua décima edição tendo conquistado já um lugar de referência entre as publicações do setor.
Como diz Andrew Vigar, da XL Catlin, “a FULLCOVER é a Vogue dos seguros!”. É um projeto que só pode ser concretizado com o empenho, colaboração e know‑how de toda a equipa MDS.

2009
Investimento

2009 é marcado pelo investimento do Grupo Suzano que passa a assumir uma participação de 49,99% na MDS Holding, o que traduz a confiança de um player de referência.

2010
Multiespecialização

Em 2011 demos início ao processo de criação da HighDome, uma Protected Cell Company, que permitiu ao grupo MDS expandir a sua área de atuação através da criação de soluções sofisticadas de retenção de risco. Esta seguradora e resseguradora, a par da Herco, especializada em consultoria de risco, e da MDS RE, corretora de resseguro, representam a capacidade da MDS de inovar e de ser multiespecialista.

2011
Inovação tecnológica

A MDS investe em tecnologia porque a inovação faz parte do seu ADN. É do desafio constante de explorar novas tecnologias que transformem a experiência da gestão de risco que surge, em 2011, o Proximity, um inovador portal online desenvolvido exclusivamente para os clientes que permite a gestão da sua carteira de seguros anytime, anywhere. O Proximity corporiza o posicionamento de vanguarda da MDS no setor.

2013
Expansão

Depois do Brasil, segue‑se a entrada no mercado angolano no final de 2013. A operação MDS África é hoje um projeto consolidado com presença direta em Angola e Moçambique.
Atualmente a MDS está presente em oito países – Portugal, Brasil, Espanha, Angola, Moçambique, Reino Unido, Suíça e Malta – e atua em todo o mundo através da Brokerslink.