10 de junho: dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

10 de junho: dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

10 de junho: dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

No dia 10 de junho comemora-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. No Brasil, marcamos a data junto a um evento belíssimo oferecido pelo Consulado Geral de Portugal. A comemoração foi no Theatro Municipal de São Paulo, onde a MDS teve a satisfação de apoiar e prestigiar uma celebração inesquecível. A noite teve as presenças ilustres do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro-Ministro, Antonio Costa. Ambos foram recepcionados pelo prefeito da capital paulista João Dória.

A ocasião solene enalteceu a troca cultural entre os governos, ilustrada também por um vídeo que transmitia as evoluções nessa relação entre Brasil e Portugal. A noite que emocionou a todos os espectadores contou também com um eloquente discurso do presidente português, que expressou a sua gratidão pela oportunidade de participar da cerimônia. Marcelo Rebelo ainda fala sobre o orgulho da aliança que existe entre as nações, dizendo que “uma vitória do Brasil e dos brasileiros é uma vitória nossa. Uma vitória de Portugal e dos portugueses é uma vitória do Brasil e para os brasileiros”. E reforça que “O que nos une é mesmo a alma, são os mesmos valores, é um patrimônio comum feito de geração em geração, pelo trabalho, pelo esforço desses portugueses no Brasil e dos brasileiros em Portugal”.

As celebrações a esta data festiva tiveram duração de 28 horas e iniciaram com um desfile militar descrito como “extraordinário” pelo presidente português. Ele lembrou a todos das diversas comunidades do mundo que são necessitadas da nossa atenção e estão presente em nosso coração.

A noite se estendeu com uma maravilhosa apresentação da artista Gisela João, que abrilhantou a comemoração com seu concerto de fado e distribuiu sorrisos. Para encerrar com chave de ouro a solenidade, um coquetel com as autoridades, a comitiva de ministros, apresentadores e a cantora produziu muitos registros em meio ao público de um festejo tão memorável.

 

Por Emily Daisy Naves de Almeida