07 de abril | Dia Mundial da Saúde

07 de abril | Dia Mundial da Saúde

07 de abril | Dia Mundial da Saúde

ALIMENTAÇÃO: Normalmente relacionamos reeducação alimentar com sacrifício. Entretanto, mesmo que uma reeducação contemple certas limitações, não há proibições absolutas. O mais importante de uma boa dieta não é excluir completamente algum alimento, mas sim saber equilibrar as quantidades e fazer escolhas corretas. Caso tenha dificuldade em realizar sozinho uma mudança neste aspecto, procure apoio de um especialista.

HIDRATAÇÃO: A água é a substância mais abundante do corpo humano. Seu consumo é importante, pois ela é um componente essencial para tecidos e funções do organismo. Atenção ao seu consumo principalmente em dias de calor e em atividades físicas.

ESTRESSE: Trata-se de uma resposta natural do ser humano, porém quando em excesso e de forma persistente pode trazer efeitos negativos sobre o organismo. As atividades de lazer representam um excelente momento para equilibrar seu lado emocional, convívio familiar, amigos ou para ficar consigo mesmo. Faça o que gosta: ler, passear, curtir a natureza, praticar esportes.

TABAGISMO: Grande parte dos fumantes, em algum momento, pensou em parar de fumar e conhecem os males que o tabagismo acarreta. A decisão de cessar com o tabagismo deve ser feita pelo próprio fumante, mas não necessariamente deve ocorrer sozinha. Sua família, seus amigos e seu médico devem estar envolvidos e apoiando você nesta mudança. Que tal pensar sobre esta decisão agora?

SONO: Uma boa noite de sono é essencial para aguentar essa rotina mais intensa que nós enfrentamos atualmente. Procure manter um ritmo adequado de sono, ir para a cama na mesma hora todas as noites, mantendo essa rotina também nos fins de semana.

ATIVIDADE FÍSICA: Movimente-se! Pequenas mudanças na sua rotina podem te ajudar a tornar-se uma pessoa mais ativa. Mas lembre-se: é perigoso ser um “atleta de final de semana” praticando esportes num só dia, com grande intensidade e duração prolongada, sem o devido preparo. Exercite-se de forma regular e sempre com aconselhamento do seu médico.

IMPORTÂNCIA DO BEM-ESTAR: Não existe uma definição específica para bem-estar. Entretanto, acredita-se que o bem-estar está correlacionado principalmente pela presença de emoções positivas, resiliência, bom humor e satisfação pessoal. O bem-estar é parte integrante da saúde física e mental, resultando diretamente em prevenção de doenças e promoção da saúde.

 

FONTES

Organização Mundial de Saúde

http://www.who.int/campaigns/world-health-day/

2018/campaign-esse

 

Center for Prevention and Disease Control

https://www.cdc.gov/hrqol/wellbeing.htm#two

 

Portal De Bem Com A Vida

http://debemcomavida.mdsinsure.com/